O governador Ronaldo Caiado (DEM) passou a defender, de forma pública, uma candidatura para a presidência da República que seja alternativa às do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ex-presidente Lula (PT). “A sociedade procura alternativa que dê paz. Me preocupa esse processo inflacionário. Em 2022 será outro tempo, outro momento. Peço unanimidade (na votação para a fusão do DEM com o PSL)”, disse Caiado, segundo informado pelo jornal O Globo, na reunião da direção nacional do Democratas. A votação, de fato, foi unânime (43 votos) à favor da fusão.
Como já se sabe, a eminente fusão entre DEM e PSL deve criar um grande e forte partido no País. As lideranças das duas legendas garantem que um dos projetos prioritários é lançar candidato para a eleição presidencial do próximo ano. Curiosamente, dois ministros do presidente Bolsonaro compareceram à reunião e também votaram à favor da fusão: Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Tereza Cristina (Agricultura), que almejam disputar os governos de seus Estados – Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, respectivamente. Detalhe: com o apoio de Bolsonaro.
O governador goiano, segundo a reportagem, embora seja aliado de Bolsonaro, sinalizou a necessidade de se criar outra via para a eleição presidencial de 2022. Não é de agora que há um distanciamento entre Caiado e Bolsonaro (leia mais aqui e aqui). O ex-ministro Henrique Mandetta falou abertamente que a fusão do DEM com o PSL é uma grande oportunidade para o se criar uma alternativa a Bolsonaro e Lula, provável candidato do PT no ano que vem.
O presidente nacional do DEM, ACM Neto, preferiu não antecipar qual será o projeto do novo partido para a eleição presidencial. “A nossa ideia para 2022 é que o partido tenha papel decisivo nas eleições, inclusive na sucessão presidencial. Entendemos que esse partido surgirá como importante agremiação na construção do projeto de 2022. Mas não posso antecipar projeto nacional antes de o projeto de fusão estar consolidado é definido”, disse. Ou seja: deu ainda esperança para os bolsonaristas no DEM.