Dois fatos chamaram a atenção no meio político nesta terça-feira (24/10) durante o desfile cívico-militar em comemoração aos 90 anos de Goiânia. Primeiro, a chegada do governador Ronaldo Caiado (UB) com o ex-prefeito Gustavo Mendanha desfilando em carro aberto. Nele, também estava o prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
Como se sabe, Gustavo Mendanha tenta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se candidatar (pela terceira vez consecutiva, eis o problema) a prefeito em 2024. Desta vez por Goiânia. Inclusive, ele postou nesta terça-feira uma mensagem nas redes sociais parabenizando a capital. Um trecho: “A Goiânia que pulsa no coração do Brasil pode contar comigo para trazer inovações e ideias que permitam melhorar a vida do goianiense”. Contudo, é remota a chance de Mendanha ter aval do TSE para ser candidato a prefeito da capital em 2024.
Além disso isso, o ex-prefeito foi alvo de uma operação policial na semana passada. Agentes da Polícia Civil de Goiás foram até sua residência em Aparecida de Goiânia e apreenderam dois computadores. Depois, se soube que a investigação teve início em setembro de 2022 (leia aqui). Ou seja: nas vésperas da eleição estadual, quando Gustavo Mendanha disputou (e perdeu) contra Caiado. No início deste ano ambos se reconciliaram. Portanto, o gesto do governador não passou despercebido.
Futuro
O segundo fato que chamou a atenção foi o discurso de Caiado. “Goiânia vai ser a capital referência em termos de qualidade de vida, renda per capita e emprego pleno”, afirmou. “A nossa querida cidade, tão jovem, tem muito ainda para contar: o futuro Brasil. E hoje o país começa a enxergar a realidade, que é o potencial do Centro-Oeste”, frisou.
Há quem tenha notado que a fala do governador está no tempo futuro e não no presente. O núcleo político do Palácio das Esmeraldas busca um nome (saiba mais aqui) para concorrer à Prefeitura de Goiânia no próximo ano. A busca é por alguém com perfil de gestor eficiente e que tenha experiência política.
“O trabalho da Prefeitura de Goiânia tem sido justamente nesse sentido, para promover qualidade de vida, gerar renda e emprego para a nossa capital, que é pujante. Goiânia é uma cidade para todos, uma cidade que cresce cada vez mais”, destacou o prefeito Rogério Cruz, pré-candidato a reeleição.