O governador Ronaldo Caiado foi empossado neste domingo (1°/1) para o seu segundo mandato à frente do Executivo goiano. Ainda em recuperação médica em São Paulo, o governador participou por teleconferência da solenidade realizada na Assembleia Legislativa. No seu discurso, reiterou o compromisso de trabalhar para a parcela mais vulnerável da população e de fortalecer a emancipação social.
“Estou aqui hoje unicamente pelo desejo da população e pela importância da democracia, a quem reafirmo meu compromisso. Estou aqui hoje muito mais comprometido com Goiás do que estava em 1º de janeiro de 2019. Estou aqui hoje para seguir com o compromisso popular de romper o ciclo da pobreza e fazer um Estado que se fortaleça pela educação”, ressaltou.
A sessão solene marcou o início da nova gestão, que segue até 5 de janeiro de 2027. Ronaldo Caiado estava acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado e de filhas Anna Vitória e Marcela. Com oito mandatos em sua carreira, entre Câmara dos Deputados, Senado e governo de Goiás, Caiado foi reeleito no ano passado com 51,81% dos votos válidos.
Conciliação
No seu discurso, um detalhe importante: Caiado defendeu diálogo com o presidente Lula (PT). “Governar é unir esforços. É a união, independente de posicionamentos políticos, que pode e vai levar Goiás a avançar ainda mais”, pontuou o governador. Ele enfatizou ainda que vai fortalecer o diálogo com prefeitos, governadores e governo federal, em especial na área social. Também se trata de uma das principais bandeiras do petista.
Falando em nome da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Antônio Gomide (PT) também fez um discurso de conciliação com o governador Caiado. “O momento exige diálogo de toda classe política, independentemente de ideologia e cor partidária, para podermos defender a democracia no Brasil e em Goiás”, declarou o petista.
Caiado destacou também no discurso o “parceiro importante e estratégico” Daniel Vilela (MDB), empossado na Assembleia Legislativa como vice-governador aos 39 anos de idade. Que também destacou a parceria que mantém com Caiado, vitoriosa nas eleições e “agora protagonista na política goiana”. “Estou muito feliz com essa oportunidade que os goianos nos concedem, juntamente e sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, de podermos ao longo dos próximos quatro anos trabalhar e ser instrumentos de transformação para melhorar a vida das pessoas”, declarou Daniel.
O governador também destacou outros compromissos, em especial na segurança e educação pública do Estado. Anunciou que vai criar um prêmio para alunos com boas notas em matemática e português. Prometeu ainda a construção do Hospital do Câncer. Caiado agradeceu à equipe médica e aos goianos pelas orações que recebeu em função do seu quadro atual de saúde. “Estou me recuperando bem e em breve estarei no batente do dia a dia”, acrescentou.
Leia também: Lula é empossado para o seu terceiro governo