Os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ibaneis Rocha (MDB-DF) acertaram nesta quarta-feira (10/8) uma dobradinha para a campanha eleitoral no Entorno do Distrito Federal. Ambos são candidatos a reeleição e lideram as pesquisas de intenção de votos. É uma costura que pode colocar fim ao histórico de desavenças entre os dois, que aconteceram desde 2019, principalmente por conta de cobranças mútuas sobre as responsabilidades aos problemas desta região.
A parceria foi firmada na residência da deputada federal Flávia Arruda (PL), que disputará o Senado na chapa liderada pelo governador Rocha e é aliada também do presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem já foi ministra. Está em jogo o apoio de 22 prefeitos das cidades do Entorno. Somente na reunião de hoje, 12 participaram para referendar o acordo entre os dois candidatos à reeleição e para respaldar a postulação da candidata do PL.
Detalhe importante: não há compromisso de apoiar um dos três candidatos da base caiadista ao Senado, o que favorece à candidatura a senador de Marconi Perillo (PSDB) por Goiás. O tucano é amigo do governador do Distrito Federal.
Caiado e Ibaneis afirmaram que “eventuais divergências” do passado estão superadas. O governador goiano disse que o objetivo da aliança é o de ampliar “a harmonia com o Distrito Federal, com o Congresso Nacional” e integrar cada vez mais as prefeituras do Entorno. “A população, vendo que todos estamos trabalhando juntos, é uma demonstração concreta dos nossos projetos”, afirmou Ibaneis.
Costura política
Esta aliança, que tem potencial de dificultar ainda mais um crescimento da candidatura a governador de Gustavo Mendanha (Patriota) no Entorno do Distrito Federal, começou a ser costurada há algum tempo. Tanto pelo presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, vice na chapa de Caiado, como também pelo deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade), que construiu uma relação de muito proximidade com os dois gestores.
“Fico muito feliz de ter colaborado para a consolidação da união dos governadores Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha. Juntos, vamos trabalhar pelo desenvolvimento econômico e social do Entorno. É uma parceria política e administrativa que fará muito bem à nossa população que mora, trabalha e investe nos municípios da região. Ganham todos”, postou o deputado nas redes sociais.
Embora seja de Goiás, Lucas Vergílio é presidente do partido no Distrito Federal. Seu pai, Armando Vergílio, presidente da legenda em Goiás, assumiu importante secretaria do GDF, responsável por executar políticas e investimentos na infraestrutura e programas sociais do Entorno. Mas também com a missão de aproximar os dois governadores.