O governador Ronaldo Caiado (UB) empossou nesta sexta-feira (2/5) o ex-deputado federal Francisco Júnior (PSD) na presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). Detalhe: com a presença do novo presidente estadual do PSD, o senador Vanderlan Cardoso. A sua nomeação é considerada na cota do partido e demandou quase três meses de negociações entre o ex-deputado, o então presidente estadual da legenda Vilmar Rocha e o governador.
Inicialmente, o partido queria a Secretaria da Indústria e Comércio (SIC), mas Ronaldo Caiado não sinaliza que vai mudar o titular da pasta, Joel Santana Braga Filho. Ele é irmão do presidente estadual do PP e da Agehab, Alexandre Baldy. Mas também tem o apoio da primeira-dama Gracinha Caiado.
Ainda quando era presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha afirmou que o partido se sentiu contemplada com o cargo no governo Caiado. Entretanto, agora no comando, Vanderlan Cardoso disse que a nomeação de Francisco Júnior foi uma indicação de Vilmar Rocha e tem afirmado que o PSD merece ocupar novos espaços no Estado, para se alinhar totalmente ao governador Ronaldo Caiado. “O amigo e ex-deputado Francisco Júnior tomou posse como presidente da Codego, indicado pelo ex-deputado Vilmar Rocha. Francisco é extremamente competente e o governador Ronaldo Caiado acerta com a nomeação”, disse o senador.
Por ora, não há nenhuma sinalização do Palácio das Esmeraldas de ceder novos espaços ao PSD.
Expectativas
A posse de Francisco Júnior também foi acompanhada da do ex-prefeito Manoel Castro de Arantes, mais conhecido como Fião de Castro, na presidência da Ceasa-GO. Antes ele era o presidente da Codego. O governador disse que os dois empossados são “pessoas qualificadas e competentes” e terão o desafio de atrair novos negócios e garantir a “segurança alimentar aos cidadãos goianos”. “O importante é que a população sinta as melhorias”, frisou.
A Ceasa tem uma estrutura com mais de 3 mil parceiros, entre concessionários e permissionários, e movimentação diária de 15 mil pessoas. Já a prioridade da Codego é concluir a implementação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), em área adquirida no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. O investimento será de aproximadamente R$ 140 milhões.