O governador Ronaldo Caiado pediu atenção às contas públicas aos deputados estaduais que tomaram posse, neste sábado (1°/2), como membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para o biênio 2025-2026.
Durante a solenidade, Caiado reforçou a necessidade de equilíbrio nos gastos diante do atual cenário de alta de juros e inflação. “O mais importante é buscar o equilíbrio fiscal. Não existe governabilidade em nenhum nível de poder se não tiver estabilidade e equilíbrio fiscal”, afirmou.
Caiado acompanhou a nova recondução de Bruno Peixoto à presidência da Casa e declarou que “os governantes não têm o direito de ultrapassar a faixa prudencial que a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe”.
Posse
Além de Peixoto, a nova mesa diretora do biênio 2025-2026 é composta pelos deputados Issy Quinan, Clécio Alves e Bia de Lima, como 1º, 2º e 3ª vice-presidentes, respectivamente. Os secretários empossados foram Coronel Adailton, Wilde Cambão, Amauri Ribeiro, Cairo Salim e Vivian Naves. O primeiro vice-presidente corregedor é Julio Pina e o segundo, Lineu Olimpio. O deputado Amilton Filho estará à frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O presidente Bruno Peixoto também citou a gerência nos gastos da Alego. “A economia que anunciei está no caixa da Assembleia. Aproximadamente, R$ 400 milhões”, afirmou. Líder do governo na Assembleia, o deputado Talles Barreto falou em nome do parlamento estadual e reforçou os deveres dos deputados.
Propag
O presidente Bruno Peixoto (UB) convocou também uma sessão extraordinária para esta segunda-feira (3/2), às 10 horas, para os deputados apreciarem e votarem projetos do governo. Três deles já estão na Casa: licença para a viagem do governador à Índia, adiantamento de numerário a servidor público e criação do cargo de agente de fiscalização e examinador de trânsito no Detran-GO.
Há também expectativa do governo enviar projeto de lei de adesão do Estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívida dos Estados (Propag).