O governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou nesta segunda-feira (29/1), em Goiânia, um projeto de reestruturação completa do transporte coletivo da Região Metropolitana da capital. No total, a promessa é de trocar 1.200 veículos por novos e com com ar-condicionado.
O objetivo do governo estadual é eletrificar a frota do Eixo-Anhanguera até o fim de 2024. Além disto, o governador anunciou que os terminais e estações do corredor serão reformados, além da recuperação de 6.940 pontos de ônibus. Os investimentos somam R$ 1,6 bilhão.
O projeto Nova RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo) será executado pelo governo de Goiás em parceria com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira. A substituição dos novos ônibus será gradual, sendo 400 veículos por ano, até completar 1.200 em março de 2026. A nova frota será composta por 1.020 ônibus de linhas estruturantes, 83 veículos elétricos do Eixo-Anhanguera e 67 do BRT Norte-Sul.
“Gradualmente vocês notam os avanços. A passagem não aumentou, agora teremos novos ônibus e estamos recuperando os terminais. Essa somatória, quando chegar ao fim, vai trazer dignidade para os usuários e garantir o que a população precisa no transporte: segurança e serviço de qualidade”, enfatizou Caiado.
O vice-governador Daniel Vilela lembrou que Goiânia é a única capital a não ter reajuste no preço da passagem desde 2019. “Temos hoje um governo que investe mais de R$ 200 milhões anualmente para garantir a tarifa sem reajuste para a população”, pontuou.
Etapas
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, explicou que a reestruturação do Eixo Anhanguera deve ser totalmente concluída até o fim de 2025. “A reforma de uma das estações já começou, que é do Hemocentro, e a reforma do Terminal Novo Mundo começou hoje”, disse.
A primeira etapa será entregue até julho deste ano, com 200 novos ônibus. Serão 6 ônibus do Eixo Anhanguera, 6 do BRT e 188 das linhas estruturantes. Dos quais 122 são convencionais, 60 do modelo super padron a diesel e 6 padron elétricos.
Os modelos a diesel estão dentro do sistema euro 6, norma da União Europeia que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes. Até o fim de 2024, um terço da recuperação dos pontos de ônibus será concluído, o que corresponde a 2.314 abrigos.
O Nova RMTC engloba ainda investimentos em segurança, com a instalação de 6.560 câmeras de segurança, além da criação da Central de Segurança de Transporte.
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