Pré-candidato a presidente da República, Ronaldo Caiado (UB) buscará fortalecer o bloco de governadores do Centro-Oeste e parte do Norte do Brasil. Trata-se do bloco Consórcio Brasil Central (BrC), criado em 2015 pelos governadores na época de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. Posteriormente, aderiram os governos de Rondônia e Maranhão.
Embora o BrC tem atuado desde então, principalmente no compartilhamento de experiências administrativas, Ronaldo Caiado pretende fortalecer o lado político do bloco. Principalmente para fazer frente ao Consórcio dos Estados do Sudeste e Sul (Cosud). Para isso, promoverá nesta sexta-feira (29/9), na Pousada de Rio Quente (GO), o encontro Fórum de Governadores do Brasil Central.
Estão confirmadas as presenças dos governadores Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Carlos Brandão (Maranhão), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia) e Wanderlei Barbosa (Tocantins).
Entre os temas a serem debatidos pelos sete governadores, Ronaldo Caiado tem colocado como destaques a reforma tributária e a segurança pública. Não por acaso, as duas principais bandeiras que o governador goiano tem erguido na sua estratégia de se colocar como pré-candidato a presidente da República, na eleição de 2026.
Segurança e invasões
Os secretários estaduais de Segurança Pública vão assinar protocolos de intenções e troca de experiências. O governador Caiado vai apresentar uma proposta para facilitar a atuação interestadual e permita maior compartilhamento de informações entre as forças policiais e também o deslocamento de tropas para além das divisas estaduais sem a necessidade de autorização prévia. Além disso, vai apresentar dados que mostram quedas históricas nos índices de criminalidade em Goiás e os investimentos realizados pelo seu governo na área.
Outro tema que será debatido soa como música aos ouvidos da direita brasileira, especialmente aos produtores rurais: Marco Temporal: Direito de Propriedade. Numa clara mobilização contra invasões de terras promovidas pelo Movimento dos Sem-Terra (MST). A palestrante será a ex-ministra da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro e senadora Tereza Cristina.
No final do evento, será apresentada a “Carta de Goiás” assinada por todos os governadores presentes, com posicionamentos sobre agronegócio, industrialização, educação, empreendedorismo, meio ambiente, saúde, segurança pública e reforma tributária.
Saiba mais: Caiado alfineta Zema: “besteira e ingenuidade”