Um megaevento foi realizado nesta terça-feira para a entrega de título de cidadã goianiense à primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado. Com presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), do vice-governador Daniel Vilela (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), entre outras autoridades do Estado e de Goiânia.
A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota). A proposta do título foi do vereador Paulo Magalhães. E aprovada por unanimidade. A justificativa apresentada foi de que a primeira-dama “tem feito várias ações nas unidades administradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e obras sociais”.
Diante de um plenário lotado, Gracinha Caiado agradeceu pelo reconhecimento público do trabalho realizado na capital. “Já estive nessa Casa várias vezes, acompanhando Ronaldo ou em eventos políticos. Mas é a primeira vez que venho como homenageada. O título só aumenta minha responsabilidade com essa cidade que tanto amo, onde moro e constituí minha família. Sempre fui goianiense de coração, mas hoje sou de verdade”, disse.
Elogios
“O cargo de primeira-dama não é honorífico. Ele repassa a responsabilidade de ampliar cada vez mais os projetos nessa área social. A presença da primeira-dama é fundamental para que um governo possa avançar”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. Não faltaram elogios dos vereadores goianienses, quase todos presentes, aos trabalhos da OVG. Gracinha Caiado enfatizou que pretende dar continuidade a essas ações, encaradas como uma missão.
Recentemente, seu nome foi citado como potencial candidata ao Senado para a eleição de 2026. Claro, isto se o próprio Ronaldo Caiado não disputar esta eleição um mandato para senador. Hoje, o governador trabalha para viabilizar uma candidatura à presidente da República.
Advogada formada pela Universidade Federal da Bahia, é produtora rural, área em que atua, também, politicamente. Foi em uma reunião da União Democrática Ruralista (UDR), em 1986, entidade da qual já foi diretora, que Gracinha e Caiado se conheceram. Os dois se casaram em 1990. Atualmente, é presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais do Estado, responsável por integrar ações estratégicas para combater as carências da população goiana.
Natural de Feira de Santana, na Bahia, a primeira-dama mudou-se para Goiânia há mais de 30 anos, quando se casou com Ronaldo Caiado. Na capital goiana nasceram e foram criadas suas duas filhas, Maria e Marcela.
Saiba mais: Mobilização: Gracinha Caiado entra em campo