A Caoa suspendeu a produção do Hyundai ix35 na fábrica de Anápolis, como forma de atender as mudanças nas legislações de emissões e ruídos do Programa de Controle e Emissões Veiculares (Proconve L7). A montadora também confirmou que o Tucson “deverá receber novidades e continuará sendo produzido na unidade”. A possibilidade é que a nova geração seja lançada nos próximos meses já com motorização híbrida, mas a empresa não confirma a informação.
Em nota, a empresa disse que: “Os estudos sobre eficiência energética seguem ocorrendo para todos os nossos produtos. O ix35 oferece maior dificuldade de atualização, mas segue sendo comercializado”..As poucas unidades disponíveis do modelo poderão ser comercializadas até junho.
O ix35, na verdade, era a segunda geração da linha Tucson. Foi lançado no Brasil em 2010. Em 2013, começou a ser produzido em Anápolis, ganhando uma reestilização em 2015. Desde o lançamento, foram vendidas 112 mil unidades. Seu melhor resultado no mercado brasileiro foi em 2014, quando pouco mais de 15 mil exemplares foram emplacados – representando o quarto lugar entre os SUVs.
Tucson
Em relação ao Hyundai Tucson, o modelo segue em produção na unidade de Anápolis, montado na configuração 2021/2022. No Brasil, o modelo chegou na primeira geração em 2005 como importado e, em 2010, passou a ser fabricado em Anápolis. Enquanto no exterior o SUV ganhou uma reestilização e, em 2020, uma nova geração, o modelo no Brasil segue sendo o New Tucson de terceira geração.
Atualmente, os modelos da Hyundai que são de responsabilidade da Caoa e estão defasados em relação a outros mercados. Além do ix35 e do Tucson, cabe a empresa, que é fabricante dos carros da Chery, importar o sedã Azera da Coreia do Sul. Mas a nova geração do sedã, lançada em 2021, ainda não é vista no Brasil.
Conteúdo produzido em parceria com o portal EMPREENDER EM GOIÁS.