A Casa Civil desmentiu seu chefe, o ministro Rui Costa, nesta quarta-feira (22/1) a respeito de uma iniciativa governamental para conter a inflação dos alimentos.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, veículo oficial do governo, Costa disse que se reuniria com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e da Fazenda para “buscar um conjunto de intervenções que sinalizem para o barateamento dos alimentos”.
Em nota, a Casa Civil disse que o ministro usou o termo errado e que as “medidas” em estudo não implicam “intervenção” nos índices de inflação.
Há muito pouco que o governo possa fazer para derrubar a inflação dos alimentos, avaliou o economista Luiz Roberto Cunha.
“Tabelar preços já vimos que não dá certo. Em inflação de alimentos tem a máxima de que sobe, desce e tudo que desce, sobe. A carne em abril teve deflação, começou a subir em setembro, tem a entressafra, a mesma coisa com o leite. Em 2015, Dilma mexeu no imposto das carnes para tentar reduzir preço e não deu certo”, disse.