De acordo com um estudo realizado pelo Personality and Social Psychology Bulletin, casais que não expõem a vida na internet são mais felizes. E em contra-partida, os casais que gostam de publicar de forma exagerada detalhes e fotos da relação são apontados como inseguros e ansiosos. O que também gera problemas no relacionamento.
O estudo indicou que pessoas mais ansiosas tendem a postar mais. E normalmente dão muito valor a opinião alheia, se estressando e colocando a relação em dúvida mais facilmente. Já os casais satisfeitos e felizes são muito ocupados um com o outro e dão preferência a viverem os momentos reais.
Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio, acredita que as redes sociais acabam colocando muita pressão nos relacionamentos. “Quando você posta sobre a sua relação, você está expondo não só os seus sentimentos mas a sua vida pessoal para o mundo todo. Além da pressão de manter a imagem do relacionamento feliz, se criam expectativas irreais fazendo com que se espere a perfeição no seu parceiro ou parceira, o que é algo absurdo e impossível”, diz.
Comparações
O especialista afirma que as redes sociais são ótimas para comparar a sua vida com a vida dos outros. Mas alerta que isso pode ser muito destrutivo quando se trata de comparar seu relacionamento com os relacionamentos de outras pessoas, porque a realidade pode ser muito diferente.
“Outra razão pela qual casais que não postam muito nas redes sociais serem mais felizes, é a privacidade. Quando você mantém o seu relacionamento offline, você tem espaço, liberdade para desenvolver e criar uma conexão íntima. Ao invés de se preocupar com a opinião alheia sobre o relacionamento, ou mostrar para os outros só a parte boa das coisas, você pode focar mais em como você e seu parceiro se sentem um com o outro, e fazer o que realmente os fazem felizes”, afirma Caio Bittencourt.
Isso não significa que não possamos compartilhar momentos especiais e o amor em nossas redes sociais. Contudo, frisa o especialista, é importante lembrar que a felicidade de um relacionamento não deve depender da validação dos outros, quem tem que estar feliz e ter o sentimento validado é o casal.