A Petrobras pode ter um novo presidente em breve. Criticado publicamente por membros do governo, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, pediu uma audiência com o presidente Lula para discutir os ataques que vem recebendo.
Os dois devem se reunir na próxima semana. Inconformado, Prates pretende dar um basta na situação. E cogita inclusive sair do comando da estatal. Prates quer que o presidente da República manifeste apoio a sua permanência.
O imbróglio mais recente envolveu a distribuição de dividendos extraordinários, que opôs Prates aos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa, e a consequente queda no valor de mercado da estatal de quase R$ 55 bilhões.
Silveira reconheceu que há um conflito entre seu papel e o do presidente da Petrobras. Para os apoiadores de Prates, a saída do executivo seria traumática para a companhia e o governo, gerando uma crise desnecessária.
Substituto
Se Prates deixar mesmo o cargo, Aloizio Mercadante (foto), presidente do BNDES, deve assumir a Petrobras. O presidente Lula já até conversou ao telefone com Mercadante, que teria aceitado substituir o Prates, caso ele deixe a estatal.
Mercadante, aliás, tem sido um dos nomes aventados para o cargo desde a transição. Segundo o Estadão, o diretor de Planejamento do BNDES, Nelson Barbosa, assumiria o banco de fomento.
Leia também: Valor da Petrobras bate novo recorde: R$ 569 bilhões