O comércio e o setor de serviços terminaram 2022 em viés de baixa no Estado, segundo dados do IBGE. As vendas do varejo goiano sofreram redução de 1,6% em novembro de 2022 na comparação com outubro e de 1,4% quando comparadas com o mesmo mês de 2021. Com isso, o setor acumulava de janeiro a novembro uma performance de neutra para negativa (-0,3%).
A redução das vendas no comércio goiano foi mais forte no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Caíram -7,9% em novembro, a nona queda seguida no ano, acumulando, portanto, redução de 4% em 2022. Já o segmento de veículos, motocicletas e peças apresentou queda de 4,5% no mês, mas mantém acumulado positivo de 10% em 2022. E o do material de construção apresentou queda de 7,6% em novembro, sendo a oitava queda seguida no ano, acumulando retração de 13,4% em 2022.
Serviços
O setor de serviços, por quatro meses consecutivos, registrou queda no Estado. Apresentou nova retração em novembro de 2022, com variação de -1,5%, na comparação com outubro. Mas, comparando com novembro de 2021, o setor cresceu 5,1% e atingiu o 22º mês consecutivo de alta. Com isso, ainda acumula alta de 8,6% em 2022 e de 8,5% nos últimos 12 meses.
Ou seja: as empresas de serviços ainda apresentam forte recuperação no pós-pandemia, mas têm registrado viés de baixa nos últimos meses de 2022, indicando que esta retomada teria perdido o fôlego.
O crescimento em novembro de 2022 em Goiás, comparado com mesmo mês de 2021, foi puxado pelo crescimento apenas do segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (alta de 22%). Foi o 21º aumento mensal seguido e acumula alta de 25,2% em 2022 e de 24,6% em 12 meses.
Turismo
Em novembro de 2022, o volume de atividades turísticas também caiu em Goiás: 2,3%, em relação a outubro. Na comparação com novembro de 2021, caiu 1,9%. Isto interrompeu 19 altas seguidas. Mas, ainda assim, o turismo goiano acumula crescimento de 18,3% de janeiro a novembro de 2022 e de 17,8% nos últimos 12 meses.