Os comerciantes goianos parecem desanimados com as vendas neste ano. Nem mesmo o Dia das Mães, que é considerada a segunda melhor data do ano para o setor, deve incrementar muito o faturamento dos lojistas.
Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (26/4) pelo Sindilojas-GO, a expectativa é de aumento de até 5% nas vendas para o Dia das Mães. Com isso, chegar a um faturamento de R$ 439 milhões no estado. A pesquisa ouviu lojistas de 18 municípios de todas as regiões de Goiás, incluindo o Entorno do Distrito Federal.
Por conta disto, 73% dos empresários responderam que o estoque das lojas já está adequado, sem necessidade de fazer pedidos extras aos fornecedores. Apenas 14% disseram que reforçarão os estoques.
As contratações temporárias também devem ficar para o final de ano. Apenas 11% dos lojistas informaram que vão contratar empregados temporários para o Dia das Mães. E a grande maioria apenas de 1 a 5 trabalhadores.
Expectativas
O presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta vê as expectativas dos lojistas para este Dia das Mães como conservadoras. É um cenário que, segundo ele, reflete o sentimento dos empresários com as vendas neste 1º trimestre de 2024. Para 62% dos lojistas, as vendas em janeiro, fevereiro e março ficaram aquém do esperado.
“É a situação do comércio do nosso país. Apesar das pesquisas que a gente vê por aí, a realidade em Goiás é de um consumo mais retraído, o que tende a se repetir agora, no Dia das Mães”, comenta Cristiano.
A pesquisa do Sindilojas-GO revelou que, para 64% dos empresários, o que mais prejudica o crescimento das lojas é a alta carga tributária, seguida pela falta de qualificação de mão de obra (36%), juros elevados cobrados nas linhas de crédito (28%) e dificuldade de contratar empregados para reforçar as equipes (11%).
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