A cooperativa Comigo inaugura neste sábado (20/1) sua nova unidade armazenadora, em Mineiros (GO). A estrutura é a maior de Goiás, com capacidade de armazenamento estático para 3,3 milhões de sacas de grãos, que serão utilizados para soja e milho.
Os investimentos somam cerca de R$ 150 milhões, dos quais a maior parte é de recursos próprios da cooperativa. Para o presidente do conselho de administração da Comigo, Antonio Chavaglia, esta é uma conquista não somente para os cooperados, mas para o desenvolvimento do agronegócio goiano.
“O produtor vai ter condições, facilidade e agilidade para entregar os grãos. É um investimento bastante expressivo”, diz. Chavaglia frisa a importância do investimento em armazenagem para os produtores. “produtores que não têm armazém, às vezes, têm dificuldade na hora de entregar, por isso a cooperativa tem muita capacidade armazenadora”, afirma.
Estatísticas afirmam que, atualmente, a Comigo recebe cerca de 20% da soja de Goiás.
Tecnologias
Além da imponência no volume de capacidade, a unidade é uma das mais modernas da cooperativa. Conta com automatização em todos os processos de recepção e secagem de grão, com uma estrutura completa incluindo balanças, sistema de areação, termometria e principalmente dois secadores com capacidade para 150 ton/h, que devem agilizar o processo da chegada dos grãos e reduzir as filas.
O presidente executivo da cooperativa, Dourivan Cruvinel, afirma que a escolha de Mineiros para a instalação da unidade foi baseada no forte crescimento do município e região, além da boa localização geográfica. A unidade armazenadora está localizada na BR 364, km 312, na zona rural do município goiano.
De acordo com o gerente da unidade, Leandro Alves Nascimento, já está tudo pronto para a recepção de grãos. “São 60 postos de empregos diretos gerados e esse número pode dobrar durante a safra, sendo então 120 trabalhadores durante o período contando com os safristas”, afirma.
Leia também: Produção de soja deve cair em todo o mundo (e em Goiás)