O empresário Sandro Mabel (União Brasil) completou nesta semana dois meses à frente da Prefeitura de Goiânia. Embora a sua administração teve, na prática, início logo depois do segundo turno da eleição municipal, ainda em novembro passado.
A nova gestão, até o momento, tem dois fatos importantes: administrar uma dívida de aproximadamente R$ 4 bilhões, segundo Mabel, herdadas da gestão de Rogério Cruz; e imprimir uma nova velocidade para a administração municipal.
Na primeira semana de janeiro, Mabel instituiu o Comitê de Controle de Gastos (CCG) e assinou decretos de calamidade pública para as finanças e saúde. Com isso, também ganhou discurso para frear pedidos por novas despesas na Prefeitura, inclusive com distribuição de cargos.
Limpeza e trânsito
O prefeito também tratou de implementar algumas de suas principais promessas de campanha para os primeiros 100 dias de gestão. Principalmente com a limpeza urbana da capital. Já está na 16ª edição dos famosos mutirões implantados ainda pelas gestões de Iris Rezende.
“Começamos pelos bairros que estavam mais abandonados e agora estamos chegando mais para o centro da cidade, sempre revezando entre o centro e os bairros intermediários. Embora ainda não chegamos nem na metade do que precisa ser feito, já vemos resultados”, afirmou Mabel.
Outra frente emergencial é com os tapa-buracos: desde janeiro, já foram 47,6 mil tapados. Além disso, Mabel tem dado continuidade ao Programa 500 Km que, em sua gestão, recapeou 30 quilômetros de ruas e avenidas.
Na área da mobilidade, o novo prefeito ampliou os cruzamentos na capital em que são permitidos a conversão à direita, mesmo com semáforos fechados. E iniciou a liberação do tráfego de motocicletas em corredores de ônibus de algumas das principais avenidas de Goiânia. Também promessas para os primeiros 100 dias de gestão.
Educação e saúde
Na educação, o prefeito autorizou R$ 19 milhões para melhorias pontuais em 341 unidades escolares municipais. Além disso, Mabel afirma ter garantido a criação de mais 6 mil vagas para crianças em creches conveniadas. Sua promessa é criar 10 mil novas vagas.
“Nosso objetivo não é apenas criar vagas, mas garantir que elas estejam onde as famílias precisam, com horários e estruturas que atendam à realidade de quem vive e trabalha em Goiânia”, frisou.
Na área da saúde, além de garantir o pagamento muitos salários atrasados, iniciou a ampliação do atendimento infantil para todas as unidades da rede de urgência e emergência. Mais de 20 mil atendimentos a crianças e adolescentes foram realizados neste ano na rede de urgência e emergência. Com isso, o tempo de espera para atendimento ao público infantil foi reduzido em 47%, segundo a Prefeitura.
A gestão de Mabel realizou ainda a compra emergencial de medicamentos e insumos para abastecer as unidades de saúde e contratos com suspeita de irregularidades foram suspensos. O prefeito também mandou devolver dois galpões alugados usados para guarda de inservíveis e livros, gerando economia mensal de R$ 110 mil com aluguel.
Obras
Apesar da calamidade financeira na Prefeitura, Mabel autorizou a retomada de algumas obras, a partir deste mês, e para algumas unidades de saúde, como Cais e UPAs. Mas, antes disso, suspendeu contratos firmados pela gestão anterior. A Prefeitura fará novo processo para contratação, em caráter emergencial, de empresa para dar continuidade à requalificação das unidades de saúde.
“Nosso trabalho é colocar as coisas nos eixos, reavaliar tudo o que pegamos em andamento para então avançar. Não vamos só pagar folha, todos os nossos esforços são para que Goiânia funcione, com saúde, educação e obras de qualidade. Os resultados já são aparentes, as pessoas sentem que as coisas começaram a mudar”, avalia o novo prefeito.
Para Mabel, embora tenha apenas dois meses, a sua gestão já começou a superar “período mais crítico” da Prefeitura.