A Prefeitura de Goiânia afirma que a coleta orgânica da Companhia de Urbanização (Comurg) está normalizada. Além disso, promoverá outros 29 serviços nesta semana, como a varrição e roçagem de bairros, Cata-treco, poda de árvores, pintura de meio-fio e remoção de entulhos.
A Comug garante que a coleta de lixo orgânico na capital foi 100% retomada nesta segunda-feira (23/10) e está operando dentro da normalidade. O serviço enfrentou recentemente sérios problemas (saiba mais aqui), principalmente com os caminhões de coleta, que estão desgastados devido ao tempo de uso.
“A frota que temos à disposição é muito antiga, e vários veículos estragaram praticamente ao mesmo tempo, prejudicando nosso trabalho”, justificou o presidente Alisson Borges. Segundo ele, os caminhões tiveram as peças substituídas, foram testados e voltaram a rodar regularmente, possibilitando o restabelecimento total da coleta de lixo orgânico.
Licitação
A Comurg apresentou ao Ministério Público de Goiás (MPGO) relatório minucioso sobre a atividade de coleta de lixo, elencando medidas para evitar que o serviço volte a sofrer interrupções. “Uma das medidas já foi, inclusive, adotada: continuação do procedimento licitatório para locação de caminhões compactadores de lixo”, afirma o presidente da Comurg.
Alisson Borges ressalta que todos os esforços estão sendo empenhados para atender os moradores com coleta seletiva, roçagem mecanizada, roçagem manual, manutenção de praças com canteiros. “Também realizamos a limpeza de leitos e margens de cursos de água, a manutenção de fontes e espelhos de água e o plantio de mudas, tudo para manter a cidade verde e colorida”, explica.