Para quem busca abrir o próprio negócio, as franquias são uma opção atraente. O setor registrou um faturamento superior a R$ 50 bilhões no primeiro trimestre desse ano e tem atraído cada vez mais novos empreendedores. Em Goiás, o setor teve crescimento de 36,1% em faturamento no primeiro trimestre deste ano, comparado com igual período de 2022, somando R$ 1,6 bilhão. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor está há cinco trimestres seguidos em crescimento no Estado.
Mas, a grana está curta? Existem opções que exigem investimento inicial abaixo de R$ 100 mil, com marcas promissoras e em diferentes setores. Desde alimentação e varejo até serviços e educação. Confira nove delas:
Acuidar
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o mercado do franchising em 2020, contando hoje com 93 unidades inauguradas. O investimento inicial total é de R$ 44 mil, já com a taxa de franquia, o faturamento médio mensal é de R$ 60 mil e o prazo de retorno é de 6 a 15 meses.
Espaço Make
Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento. Oferecendo maquiagens multimarcas, a partir de R$ 10,00 e possuindo 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional. Investimento inicial total: R$95 mil (já com taxa de franquia no modelo quiosque), faturamento médio mensal a partir de R$50 mil e prazo de retorno 18 a 24 meses.
Love Gifts
Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja que oferecesse muitas opções de presentes e decorações criativas para públicos diversos, num só lugar. As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados. Contando com mais de 70 franquias espalhadas por todo o país, a marca vem ganhando notoriedade. Investimento inicial total: R$19.500,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$15 mil e prazo de retorno 12 a 18 meses. Saiba mais em: https://lovegifts.com.br/
Marketing Bag
Especializada em publicidade em sacos de pão, a rede possui mais de 43 unidades espalhados em todo o país. Com modelo de negócio assertivo, a marca une o anunciante ao consumidor final, de maneira eficaz e contínua. Seu modelo home based permite flexibilidade de horários e sem investimento estrutural. Investimento inicial total: R$6.999,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$14.400,00 e prazo de retorno 1 a 4 meses.
Mary Help
A primeira franquia de intermediação de diaristas, destaca-se como a marca mais rentável do segmento, realizando quase 700 mil diárias anualmente em suas 155 unidades franqueadas. Além de oferecer diversos serviços domésticos, a empresa também facilita o contato gratuito entre profissionais especializados e aqueles que necessitam de serviços e reparos. Investimento inicial total: a partir de R$30 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$30 mil e prazo de retorno 12 a 14 meses.
Seguralta
Com 55 anos no mercado, a rede está presente em todo o país e possui mais de 1.700 unidades operando em três modelos de negócios – home office, basic e standard. É a maior rede de franquias de seguros no Brasil e a 8ª maior franquia brasileira, conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF. Investimento inicial total: R$36.500,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$80 mil e prazo de retorno 12 meses.
Sonhagro
Pioneira no segmento de franquias de crédito rural, possui um modelo de negócio inovador, com suporte técnico e treinamento. Credenciada nas principais instituições do Brasil, com sistema de gestão próprio, estratégia de marketing e fortalecimento da marca, a rede é uma ótima opção de investimento para quem busca a autonomia do próprio negócio. Investimento inicial total: R$23.790,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$17.200,00 e prazo de retorno 4 a 6 meses.
SuperGeeks
Primeira e maior escola de programação e robótica do Brasil. Possui mais de 40 unidades ensinando ciência da computação a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em robótica, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores. Investimento inicial médio, para a modalidade de microfranquia: R$ 9 mil, faturamento médio mensal a partir de R$20 mil e prazo de retorno de 12 a 24 meses.
Zé coxinha
Franquia de fast food, pioneira em vender salgadinhos em caixa e também no copo. O cardápio é composto por salgados assados e fritos, além de ter doces e bolo. Os produtos têm um preço acessível e servem para diferentes tipos de celebrações. Desde o início da franquia, em 2011, a marca está em constante crescimento. Hoje, conta com mais de 30 lojas na região sudeste do Brasil. Investimento inicial: R$100 mil, faturamento médio mensal a partir de R$ 48 mil e prazo de retorno 12 meses.
Leia também: Setor de serviços em Goiás cresce acima da média nacional