O Grupo Caoa e a Hyundai parecem ter chegado a um acordo sobre suas operações no Brasil. Além de unificar a rede de concessionárias, acabando com a divisão na venda de carros importados e feitos no País, as duas empresas acertaram a produção de novos veículos na fábrica em Anápolis (GO), que receberá investimentos para produzir carros da sul-coreana.
Um dos novos carros praticamente certos é o novo Tucson, um SUV já bastante conhecido dos goianos e brasileiros, mas que há muito tempo não recebe atualização no país, despencando nas vendas. O novo modelo deverá ser produzido em Anápolis já com a reestilização lançada em novembro de 2023 pela Hyundai.
Outro modelo que poderá ser produzido em Goiás é o SUV de luxo e sete lugares da Hyundai: o Palisade, que substituiu o Santa Fé. Inicialmente, o carro será importado e revendido na rede de concessionárias. Dependendo das vendas, poderá ser também montado na fábrica em Anápolis.
O Palisade tem 4,98 metros de comprimento e motor 3.8 V6 a gasolina de 295 cv de potência e 36,1 mkgf de torque. Mas, a nova versão poderá receber motor híbrido no Brasil. O preço ficará na casa dos R$ 500 mil. Também inicialmente importados, a Hyundai e Caoa apostarão no segmento de veículos elétricos com a linha Ioniq. Mas não há previsão de ser produzido em Goiás.
Picape
O que é praticamente certo é a produção de uma picape com chassi monobloco para concorrer com a Chevrolet Montana, a Fiat Toro e a Rampage. Especula-se que a primeira picape da Hyundai no Brasil será a Santa Cruz, exclusiva hoje para o mercado americano.
Derivada do Tucson de quarta geração, a Santa Cruz tem visual com linhas futurista, com conjunto ótico full LED e rodas diamantadas de até 19 polegadas. Com 4,97 metros de comprimento, é pouco maior que a Toro, mas um pouco menor que a Rampage.
O modelo será equipado com um motor 1.6 turbo a gasolina, complementado por dois motores elétricos, entregando 225 cavalos e 36,7 kgf.m de torque. A transmissão automatizada de dupla embreagem é de oito marchas. A caçamba tem capacidade para 935 litros.
Leia também: Confira os carros e motos mais procurados em Goiás