O Consórcio Limpa GYN iniciou nesta segunda-feira (22/4) a operação de limpeza urbana de Goiânia. Numa primeira etapa, assume 51,1% dos trabalhos que eram realizados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Que, por sua vez, permanece com os outros quase 50%.
O trabalho inclui coleta de resíduos sólidos, coleta seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada. Até o final de maio a expectativa é que o consórcio privado já tenha assumido 100% dos serviços terceirizados na capital. O contrato, por dois anos, é de R$ 470 milhões.
O prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) apresentou na manhã desta segunda-feira (22/4), no Paço Municipal, os 60 novos caminhões e maquinários que entram em operação de imediato em Goiânia. Como pá mecânica, carregadeira e varredeiras mecanizadas.
“É o início da transformação da nossa Goiânia no que diz respeito a limpeza urbana. A nossa cidade passa a contar com um serviço de limpeza independente e moderno, nos mesmos padrões de tecnologia das cidades europeias”, disse o prefeito.
Horários
Segundo o prefeito, a população será informada pela Prefeitura e pelo consórcio Limpa Gyn sobre os horários de coleta e varrição, “para que haja os menores problemas possíveis.”
Com relação à coleta de lixo, a partir desta segunda-feira (22/4) o consórcio Limpa Gyn assume 51,11% dos serviços, atuando nas regiões Leste e Norte. Em 27 de maio, assume 100% da coleta domiciliar da cidade. Para evitar impactos no trânsito e afetar o comércio local, o serviço será realizado durante a noite e madrugada.
Novos caminhões compactadores seletivos serão utilizados na coleta de materiais recicláveis. Esse tipo de caminhão é outra inovação tecnológica que a população goianiense poderá observar no novo serviço de limpeza urbana da cidade. Os veículos contam com um compartimento tipo baú, sem compactador, que possibilita o aumento da capacidade volumétrica.
Reciclagem
Caminhões gaiola também serão empregados na coleta seletiva. “Os materiais recicláveis serão destinados a 13 cooperativas conveniadas. O serviço fica com a Comurg até a segunda fase de transição, que será no dia 27 de maio, quando o consórcio Limpa Gyn assume a coleta seletiva”, explicou o prefeito.
A coleta e remoção de entulhos darão a destinação adequada para mais de 70 mil toneladas/mês, que serão transportadas por caminhões basculantes trucados, caminhões basculantes toco e caminhões trucados de carroceria a granel. O trabalho de remoção de entulhos ainda contará com pás-carregadeiras, minicarregadeiras e retroescavadeiras.
“Nesta fase inicial, 25% da remoção de entulho, de 115 bairros, nas regiões Norte e Leste, fica com o consórcio. Em 27 de maio, o consórcio já será responsável por 50% da remoção de entulhos de 218 bairros da capital; e a partir de 24 de junho, 100% do serviço será de responsabilidade do Limpa Gyn”, explicou o prefeito.
Saiba mais: Goiânia voltar a viver crise na coleta do lixo