O Brasil registrou ontem a a menor média móvel de mortes em sete dias desde 7 de março. Foram 1.595 óbitos, elevando o total de vítimas fatais a 528.611. Ontem foi a vez de Roraima não registrar mortes por Covid-19. Goiás registrou ontem 2.167 casos e 49 mortes, também numa média móvel de queda, somando o total de 19.534 óbitos desde o início da pandemia.
Entretanto, surge a preocupação com a variante indiana no País. O governo paulista reconheceu ontem que a variante delta do Sars-Cov-2 já circula no Estado. O primeiro paciente identificado com essa cepa na capital paulista não viajou nem teve contato com alguém que tivesse viajado. Diante dessa situação, a Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Butantan estudam encurtar o intervalo entre vacinas, mas precisarão de mais doses da AstraZeneca e da Pfizer.
Já a Anvisa autorizou o início da aplicação em voluntários da Butanvac, vacina produzida 100% no Brasil pelo Instituto Butantan. A autorização se refere às fases 1 e 2, quando são avaliadas a segurança e a resposta imune produzida pela vacina. Cerca de seis mil pessoas devem participar dos testes.