A quarta dose da vacina contra a covid-19 será ampliada para pessoas a partir dos 40 anos. A medida foi discutida nesta quinta-feira (16/6) em reunião do Plano Nacional de Imunização (PNI) e será anunciada pelo Ministério da Saúde na semana que vem. A segunda dose de reforço já estava liberada para pessoas acima dos 50 desde o dia 4. Para recebê-la, é necessário ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Até agosto deste ano, 28 milhões de doses da vacina contra covid produzidas pela Pfizer e AstraZeneca perderão a validade nos estoques do Ministério da Saúde, segundo levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU). Os imunizantes custaram R$ 1,21 bilhão aos cofres públicos.
Até o próximo mês 11,7 milhões de doses estarão vencidas. O ministro do TCU, Vital do Rêgo, determinou que o governo federal tome as medidas necessárias para que os imunizantes não sejam desperdiçados.
Saiba mais: Quarta onda da Covid-19 chega a Goiás.
Varíola dos macacos
O Ministério da Saúde confirmou o sexto caso da varíola dos macacos em território nacional. O paciente é de Indaiatuba, no interior paulista, e passou pela Europa. Ele está em isolamento domiciliar e seu quadro é estável. Este é o quarto caso em São Paulo; Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro têm registros de um caso cada. O ministério ainda avalia outros 13 casos suspeitos. No mundo já passa dos 1,5 mil infectados em países onde a doença não é endêmica.