A Secretaria de Estado de Saúde informou que Goiás mantém situação de emergência na saúde pública decorrente da disseminação da Covid-19 até 30 de abril. Conforme a pasta, nesta semana as orientações para a atualização do decreto no Estado serão definidas, “levando-se em consideração a redução no número de casos, internações e óbitos por Covid-19 nos últimos meses e semanas epidemiológicas”, diz em nota.
A alteração ocorreu depois que o governo Bolsonaro, por intermédio do Ministério da Saúde, declarou o fim da emergência sanitária provocada pela Covid-19 no Brasil.
Os secretários estaduais de saúde se mobilizaram para minimizar o impacto do fim do status de emergência da covid-19 no Brasil. Para evitar que normas e contratos de combate ao vírus sejam encerrados, os gestores devem vincular esses dispositivos à declaração de pandemia da OMS, ainda sem previsão de expiração.
Também negociam com o Ministério da Saúde a prorrogação de parte dessas medidas. Os Estados não devem, assim, ser afetados pelo fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, status que permitiu contratações extraordinárias nos governos locais.
Goiás não registrou nenhuma nova morte pelo novo coronavírus no domingo, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Ainda de acordo com a divulgação, foram notificados 51 novos casos da doença no mesmo período.
Leia também: Dengue preocupa mais do que a Covid-19 em Goiás.