As instalações físicas do hospital estadual para tratamento de dependentes químicos (que se chamaria Credeq) que deveria funcionar em Quirinópolis agora podem se tornar abrigo para pessoas idosas. Pelo menos é o que prevê o projeto de lei do deputado Lucas do Vale (MDB), aprovado nesta terça-feira (12/) na CCJ da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Os Centros Estaduais de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq´s) foram construídos nos dois últimos governos de Marconi Perillo (PSDB). Mas a maioria sequer chegou a funcionar.
As instalações físicas da unidade de Quirinópolis foram inauguradas em 2018, último ano do governo tucano em Goiás. Mas nunca chegou a funcionar e o prédio, desde então, estava abandonado. É que no ano seguinte, em 2019, o governo de Goiás já estava sob comando do governador Ronaldo Caiado (UB), que nunca levou adiante o projeto tucano, por motivos óbvios.
Abandono
O deputado Lucas do Vale afirma que a construção do prédio custou R$ 21,5 milhões aos cofres do Estado, mas está abandonado há cinco anos. Ele frisa ainda que, recentemente, o Ministério Público de Goiás propôs uma ação civil pública pedindo a condenação do Estado e do município de Quirinópolis, para que seja providenciado o efetivo funcionamento do imóvel.
O parlamentar avalia a sua proposta como “válida e socialmente interessante” para o prédio, destinando-o ao abrigo de pessoas idosas, sob responsabilidade do Estado.
Leia também: Caiado anuncia início da obra do Hospital do Câncer