A pesquisa é do PoderData: a proposta de retornar o voto impresso no Brasil, ideia defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, tem ganhado maior apoio popular. De acordo com o levantamento, 46% dos brasileiros agora são a favor (contra 40% em maio) e 40% são contra a emissão de um comprovante em papel depois da votação na urna eletrônica. Outros 14% não sabem como responder.
Em algumas regiões do País a porcentagem da população que defende o voto impresso já é maioria. Casos do Sul (59% são favoráveis) e do Nordeste (56%). A menor porcentagem está no Centro-Oeste (apenas 23% defendem a volta do impresso).
O argumento de Bolsonaro é que a impressão do comprovante serviria para confirmar o resultado das eleições e prevenir fraudes. O presidente chegou a dizer ainda que não aceitaria o resultado das eleições sem que o mecanismo entre em vigor e diz ter provas de que eleições anteriores foram fraudadas –embora não as tenha apresentado. A deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) já apresentou um projeto de lei para o retorno do impresso já nas eleições de 2022, mas ainda tem pouco apoio no Congresso.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho, com 2.500 entrevistas em 427 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.