O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 5,4% no acumulado dos últimos 12 meses, de setembro de 2022 a agosto de 2023. Todos os setores econômicos apresentaram resultado positivo. Mas, o avanço se deve, prioritariamente, ao crescimento da agropecuária (16,5%). Seguido pelo setor de serviços (3,6%) e pela indústria (3,4%).
As informações constam no Boletim mensal divulgado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). No acumulado de 2023, o PIB goiano apresentou avanço de 5,2%. Nessa análise, a agropecuária, serviços e indústria apresentaram crescimento de 12,7%, 3,1% e 0,8%, respectivamente.
Já na comparação entre o mês de agosto de 2023 com o mesmo mês do ano anterior, a economia goiana avançou 4,6%. O crescimento se deu pelo aumento no setor de agropecuária (14,6%), indústria (3,8%) e serviços (2,6%).
“A economia goiana está em constante avanço, e os resultados obtidos no PIB, no mês de agosto, confirmam essa tendência de crescimento. O avanço econômico ressalta a resiliência e o potencial de crescimento do nosso Estado”, destaca o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, ao celebrar os bons resultados.