A economia goiana teve crescimento de 9,1% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2022. Com isto, alcançou o maior nível da série histórica medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBCR), do Banco Central (BC). Os dados foram validados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
Os dados mostram ainda que Goiás obteve o segundo melhor resultado do país e superou a média nacional de 0,66% no mesmo mês. A análise do BC também aponta que Goiás alcançou a segunda melhor variação mensal com ajuste sazonal (3,57%).
O resultado também superou o crescimento do Brasil, que foi de 0,44%. A economia goiana acumula crescimento de 4,93% em 2023. Trata-se da terceira melhor colocação no País, que teve média nacional de 3,21%. No acumulado de 12 meses, Goiás cresceu 3,6% e ocupou a sexta posição. Neste indicador, o crescimento da economia brasileira foi de 3,12%.
“Goiás atingiu em julho o maior percentual de toda a série histórica no comparativo com o mesmo mês de 2022 sem ajuste sazonal. A nossa economia está em ascensão, e o índice divulgado pelo Banco Central só reforça essa tendência de crescimento”, avalia o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.