Um exemplo de que o pior momento da variante ômicron no Brasil pode ter passado é a queda acentuada na positividade, percentual de resultados positivos no total de testes de covid-19. Segundo levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a taxa, que chegou a 60% entre janeiro e fevereiro, caiu para 9,9% nas primeiras semanas de março.
Já Goiás completou ontem quatro dias sem registros de mortes por Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. De acordo com a pasta, o Estado registrou 3.093 novos casos da doença nas últimas 24 horas. Com as atualizações, Goiás chega a 1.250.989 casos e 26.067 óbitos desde o início da pandemia.
Quarta dose
A exemplo do que já é feito em lugares como São Paulo, o Ministério da Saúde deve anunciar a aplicação de uma quarta dose da vacina contra covid-19 para todas as pessoas maiores de 80 anos. Hoje esse reforço é recomendado somente para pessoas imunodeprimidas com mais de 12 anos.
A vacina continua a ser a melhor proteção contra a covid-19. Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, o risco de morte entre idosos não vacinados é 18 vezes maior do que para aqueles que completaram a imunização.