A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (2/4) indica que a gestão do presidente Lula é aprovado por 38% e reprovado por 29%. Outros 30% o consideram regular e 3% não souberam responder. Em relação aos três primeiros meses de sua gestão, 51% dizem que fez menos do que se esperava; 25% dizem que fez o esperado; 18% dizem que fez mais; 4% não souberam responder e 2% deram outras respostas. Dos entrevistados, 50% acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom; 27%, que será regular; 21%, ruim ou péssimo.
O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, publicou no Twitter que o resultado “mostra a força do novo governo”. Já Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro e líder da minoria no Senado, disse que a pesquisa “comprova, acima de qualquer dúvida razoável, que o governo Lula é um tigre de papel”.
Pessimismo
A economia preocupa mais os brasileiros agora do que em dezembro. É o que revela também a pesquisa Datafolha. Levantamento realizado nos dias 29 e 30 de março, com 2.028 pessoas, mostra que 26% esperam uma piora na economia. Em dezembro, logo após a eleição de Lula, 20% pensavam dessa forma. Também caiu a taxa de quem espera uma melhora: de 49% para 46%.
No geral, a percepção é de continuidade: 41% dizem que a situação está igual (35% em dezembro), 35% falam em piora (frente a 38%) e 23% afirmam que melhorou (26% na pesquisa anterior). Individualmente, a expectativa piorou: 56% esperam uma melhora (59% antes); 14% acreditam em piora (11% em dezembro); e 28% acham que a situação econômica pessoal vai ficar como está, mantendo o número anterior.
Também há pessimismo em relação ao desemprego, pois 44% acreditam em alta, contra 36% há três meses, e 29% apostam em redução, frente a 37%.