Caio Mário Paes de Andrade renunciou à presidência da Petrobras. O executivo enviou na sexta-feira (30/12) uma carta de renúncia ao Conselho de Administração da companhia, alegando motivos pessoais que não foram detalhados. O então presidente da Petrobras estava no cargo desde junho de 2022 e foi o 4º presidente da petroleira no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com a saída de Paes de Andrade, o conselho da Petrobras deve designar um presidente interino, que será membro da diretoria executiva da companhia. A estatal recebeu nesta terça-feira (3/1) ofício do Ministério de Minas e Energia informando que indicará o senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência e membro do conselho de administração da companhia.
Uma vez formalizada, a indicação será submetida ao processo de governança interna para análise dos requisitos legais e de gestão do Comitê de Elegibilidade. Depois da checagem de antecedentes, serão necessárias duas eleições: uma para conduzi-lo oficialmente ao cargo de conselheiro da petrolífera e outra para torná-lo presidente.
Em dezembro, a Petrobras já havia informado que Paes de Andrade aceitou o convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para compor a sua equipe. Ele assumirá a Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo.