Com a redução de mortes causadas pela Covid-19 e relaxamento total das medidas de restrições sanitárias para se evitar maior contágio pelo coronavírus em Goiás, outra doença passou a preocupar mais as autoridades de saúde no Estado: a dengue. O governo estadual pode decretar situação de emergência em saúde após explosão de casos neste ano.
“Vamos fazer análises e ver a possibilidade disso [decretar estado de emergência]. Nosso trabalho é baseado em evidências”, disse o novo secretário estadual de Saúde, o médico Sandro Rogério Rodrigues Batista, ao portal Redação. “Sempre com muita discussão técnica”, frisou.
Goiânia já é a capital brasileira com mais casos notificados de dengue no País, segundo boletim do Ministério da Saúde. Diante da situação e do aumento de mais de 1.500% nas notificações, a Prefeitura decretou estado de emergência na saúde pública.
Isto permitirá ao município comprar materiais e insumos de forma mais rápida (leia-se: sem licitação) e contratar servidores temporários para ajudar no combate combate ao mosquito.