Depois de propor comenda para homenagear influenciadores digitais em Goiás, o deputado estadual José Machado (PSDB) propôs agora a criação da Comenda Marília Mendonça, para homenagear os artistas da música sertaneja no Estado. “A música sertaneja é parte da história e da alma do povo goiano, e ao longo dos anos tem sido responsável por difundir as tradições e os valores locais para além das fronteiras estaduais”, justifica o tucano (foto).
Se a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovar a proposta do deputado, a Comenda “Marília Mendonça” será concedida anualmente a 32 homenageados. “Preferencialmente por ocasião de eventos específicos que enalteçam a música sertaneja goiana”, frisa o parlamentar.
Em suas justificativas, Machado afirma que a inesquecível “rainha da sofrência” despontou como uma das principais expoentes desse gênero musical, encantando milhões de fãs com sua voz marcante e suas composições profundas.
De acordo com Machado, a comenda representa uma justa homenagem à artista, que, mesmo com sua partida prematura, deixou uma marca na música brasileira. “Ela personificou a essência da música sertaneja goiana, levando-a a patamares nunca antes alcançados e consolidando-se como um ícone de nossa cultura musical”, completa.
Leia também: Caiado veta nome de Marília Mendonça para rodovia