Os 41 parlamentares estaduais reiniciam amanhã (3/3) o ano legislativo e em uma moderna e enorme sede da Assembleia Legislativa, que levou quase 20 anos para ser concluída, na Região Leste de Goiânia, próximo à sede da Prefeitura. A nova estrutura será apresentada às 13h30 oficialmente para a imprensa, funcionários e deputados, que terão agora à disposição moderno gabinete de pelo menos 100 metros quadrados, cada um.
Apesar disto, a primeira sessão do ano dos deputados deve ser ainda de forma híbrida, a partir das 15 horas de amanhã, embora a expectativa é que a maioria dos parlamentares esteja presente no novo plenário. Será quando também o presidente da Assembleia, Lissauer Vieira (PSB), apresentará como deverão ser as sessões neste ano, devendo continuar de forma híbrida, modelo que vem sendo adotado desde setembro de 2020.
Além da pandemia da Covid-19, este ano tem um outro ingrediente para manter o formato híbrido: as eleições. A maioria dos parlamentares será candidata à reeleição. Alguns vão tentar eleição para a Câmara dos Deputados.
Palácio Maguito Vilela
A nova sede da Assembleia Legislativa, que ganhou o nome de Palácio Maguito Vilela. “Um marco histórico para o Parlamento estadual”, afirma o presidente Lissauer Vieira. A galeria, local onde os cidadãos podem acompanhar in loco os trabalhos legislativos, foi instalada no piso superior do novo plenário e será reaberta ao público a partir desta quinta-feira, com capacidade para 200 pessoas.
O Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44,5 mil metros quadrados. A estrutura possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência. O estacionamento tem capacidade de 1 mil veículos.
A obra foi iniciada em 2005, sofreu várias paralisações, e custou mais de R$ 115 milhões, fora mobiliário.