O empresário José Garrote, dono da São Salvador Alimentos (SSA), será empossado hoje (8/11) presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial Goiás) e terá como um grande desafio mostrar que a entidade é suprapartidária no Estado. O governador Ronaldo Caiado (DEM) confirmou presença na posse da nova diretoria da entidade e deve, inclusive, oferecer almoço hoje para seus membros no Palácio das Esmeraldas.
A questão política é que Garrote ainda estaria filiado ao PSDB e os tucanos, a começar pelo ex-governador Marconi Perillo, têm citado o seu nome como potencial candidato ao governo de Goiás em 2022. O seu antecessor, Otávio Lage Filho, que deixa hoje a presidência da entidade, também é filiado ao PSDB e, inclusive, participou de encontro regional tucano em Goianésia no final do mês passado. Embora faça críticas à gestão de Caiado, como presidente de entidade classista Otávio mantinha desde o ano passado uma boa relação com o governador.
Pesa à favor de Garrote que ele tem sempre descartado uma candidatura ao governo de Goiás e garantido não ter nenhum projeto político para 2022. Afirma que está envolvido com a sua empresa, que fatura mais de R$ 2 bilhões por ano com as marcas SuperFrango e Boua. Em fevereiro do ano passado, antes da pandemia, Garrote inaugurou uma moderna fábrica em Nova Veneza, com a presença do governador Caiado e sem nenhuma estrela do PSDB na solenidade.
Já o governador Caiado precisa melhorar a sua relação com lideranças do setor produtivo goiano, que sofreu desgastes no início da sua gestão. No setor industrial, com a redução dos incentivos fiscais em Goiás. No comércio, com as restrições econômicas impostas no auge da pandemia. Caiado também tem forte embate político com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, que apoia abertamente uma pré-candidatura a governador do prefeito Gustavo Mendanha.