O total de automóveis emplacados no Brasil no primeiro semestre deste ano foi de 733.442 unidades, um aumento de 7,3% em relação ao volume da primeira metade de 2022. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (4/7) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Quanto a essa categoria de veículo, de maio para junho deste ano, houve um aumento de 11,4%, passando 127.478 para 142.017 emplacamentos. Ao se comparar o resultado de junho deste ano com o de 2022, constata-se também um crescimento de 6,3%.
No levantamento da entidade, destacam-se duas quedas significativas, quando se confrontam dados de junho de 2022 e junho de 2023. A maior delas, de 28,8%, diz respeito a emplacamentos de caminhões. A segunda, de 21,8%, é referente aos segmentos de caminhões e ônibus.
Em movimento contrário, estão os comerciais leves e as motocicletas. Fazendo-se a mesma comparação, entre junho do ano passado e deste ano, tiveram variação positiva de 18,1% e 16%, respectivamente.
Para o presidente da entidade, Andreta Júnior, o incentivo do governo federal fez com que o segmento de automóveis “voltasse a bater o coração”. Mas frisou que é necessário se pensar medidas de forma mais ampla, para que o bom desempenho do setor se sustente. Ele disse que a Fenabrave irá entregar ao governo uma proposta nesse sentido.
Saiba mais: Governo vai prorrogar descontos para carros