Os proprietários de veículos usados em Goiás vão pagar praticamente o mesmo valor do IPVA em 2025. Isto porque a tabela de preços medida pela Fipe, usada para calcular o imposto estadual, sofreu uma redução média de apenas 0,35%. Segundo informou nesta quinta-feira (19/12) a Secretaria de Economia do Estado.
Camionetas e utilitários terão redução média de 3,38% no valor do IPVA e os automóveis 1,76%. Para os caminhões haverá aumento: 3,81%.
Levantamento do portal Webmotors divulgado nesta semana mostra que o preço médio dos veículos usados no Brasil teve a menor retração dos últimos três anos para o mês de novembro. A variação registrada foi de apenas -0,36% em novembro de 2024. Se descontados os anos de pandemia (2020 e 2021), quando houve valorização dos usados, é o menor índice desde 2017.
Ao mesmo tempo, os automóveis zero quilômetro apresentaram estabilidade, com variação de -0,001%, refletindo o alto volume de vendas.
“Os números são um reflexo do mercado aquecido que temos vivido em 2024, tanto para novos, que devemos fecharmos próximos das 2,5 milhões unidades comercializadas, quanto para usados, que já superou os 14 milhões de veículos vendidos, de acordo com a Fenauto, e poderá atingir novo recorde histórico”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
Calendário
A data limite para ter desconto de 8% na parcela única do IPVA em Goiás, de todas as placas, é 15 de janeiro. O mesmo prazo vale para iniciar o parcelamento. O desconto é maior que o oferecido em 2023, de 7%.
Outra mudança é que, até este ano, o calendário previa datas distintas para o pagamento ao longo do ano. Agora a escolha recaiu no dia 15. Quando as demais datas caírem no final de semana, o proprietário poderá pagar no primeiro dia útil seguinte.
Para as placas com finais 1 e 2 será permitido o pagamento do IPVA em nove parcelas. Para as placas de finais 3 a 0 serão dez parcelas. A distinção ocorre por que o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) define setembro como prazo para a renovação do Licenciamento Anual dos Veículos para os veículos com finais 1 e 2 em todo o país.
Isenções
Existem isenções para Pessoa com Deficiência (PCD) – cerca de 12 mil pessoas; veículos com mais de 15 anos não pagam – cerca de 2,5 milhões de veículos. Também existe redução do imposto à metade para carros populares (veículos até mil cilindradas e motocicletas até 125 cc) e descontos para participantes do programa Nota Fiscal Goiana, que variam de 5% a 10%. Assim, a frota tributável atinge 2 milhões de veículos em Goiás.