O PIB de Goiás cresceu 5,5% no terceiro trimestre de 2022, comparado com o mesmo período de 2021, segundo o IBGE. Enquanto isso, o índice nacional ficou em 3,6%. Foi o terceiro trimestre consecutivo em que o crescimento da economia goiana supera a média nacional. Os setores da agropecuária e da indústria foram os que mais contribuíram.
A indústria goiana cresceu 8% no período, enquanto a média nacional foi de 2,8%. Ou seja: o crescimento em Goiás foi quase quatro vezes maior neste setor. Os resultados positivos ocorreram em todas as atividades: serviços industriais de utilidade pública, construção civil, indústria extrativa e indústria de transformação.
Entre os resultados, destaca-se a indústria de transformação. No segundo e terceiro trimestres de 2022, apresentou resultados positivos e reverteu uma sequência de taxas negativas desde o quarto trimestre de 2020. A indústria goiana acumula alta de 1,4% em 2022. Principalmente, por conta da fabricação de produtos alimentícios, que possui grande peso no Estado.
A agropecuária apresentou crescimento de 6% no terceiro trimestre de 2022. Quase o dobro da média nacional, que foi de 3,2%.
Serviços
No terceiro trimestre de 2022, o setor de serviços cresceu 3,9% em Goiás. Ficou abaixo da média nacional, de 4,5%. No Estado, os principais resultados positivos foram provenientes das atividades de artes, cultura, esporte, recreação e outros serviços; de atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares; de alojamento e alimentação; de administração, educação e saúde pública, e defesa e seguridade social.
Leia também: Goiás encerrou 2022 com mais de 31 mil novas empresas