O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás registrou crescimento de 7,7% no mês de outubro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A alta teve influência, principalmente, dos bons desempenhos da indústria (4,1%) e dos serviços (3,8%).
As informações constam no boletim mensal divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), nesta quarta-feira (18/12).
As atividades em destaque no setor da indústria foram construção civil (7,7%), indústria extrativa (4,7%) e a indústria de transformação (4,7%). Enquanto no setor de serviços o desempenho positivo teve influência maior do comércio (9,3%), serviços de informação e comunicação (6,1%).
Na variação acumulada no ano e em 12 meses, o PIB goiano obteve aumento de 2,9%. Com taxas positivas nos setores da indústria e de serviços.
Brasil
A economia brasileira cresceu 0,9% na passagem do segundo para o terceiro trimestre do ano. É a sua 13ª expansão consecutiva. Segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta de 0,9% no trimestre ficou abaixo do crescimento de 1,4% apurado na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2024. Em relação ao terceiro trimestre de 2023, o PIB apresentou alta de 4%. No acumulado de 12 meses, o crescimento soma 3,1%.