A Chapa CNM Independente venceu as eleições da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a Gestão 2024-2027, realizadas nesta sexta-feira (1/3). Liderada pelo atual presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, a chapa recebeu 55,6% dos votos, enquanto a chapa CNM com Renovação registrou 44,1%.
A eleição ocorreu de forma eletrônica e contou com a participação de 3.755 Municípios. Na chapa vencedora não há nenhum prefeito goiano na diretoria. É que a maioria estava na chapa de oposição.
O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, afirmou para a CBN Goiânia que o atual presidente não é prefeito há mais de 20 anos. E que as eleições anteriores eram feitas de forma cartorial e que não permitiam o registro de outras chapas.
Haroldo Naves acusou ainda o atual presidente de não ter respeito com parlamentares e que ele não reconhece o trabalho do Congresso quando votam favoráveis às pautas da CNM, levando o mérito por todo o trabalho. E, quando há uma derrota, ele terceiriza a culpa aos deputados e senadores.
Chapa vencedora
Paulo Roberto Ziulkoski é ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS). Em 1996, foi eleito presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Em 1997, foi eleito pela primeira vez para presidir a CNM. Nunca mais deixou o comando da entidade.
A chapa vencedora tem como vice-presidentes Marcos Vinicius Bizarro (MG), Gisele Tonchis (SP), Ivo Rezende (MA), Rafael Machado (MT) e Joner Chagas (RR). Os 1°, 2° e 3° secretários são, respectivamente, Edimar Santos (PR), Hudson Brito (RN) e José Antônio Costa (PB). Os 1°, 2° e 3° tesoureiros são, respectivamente, Francisco Nélio Aguiar (PA), Fernando Sérgio Lira (AL) e José Carlos Soares (BA). No Conselho Fiscal, os titulares são Josafá Lima (PE), Carlos Sampaio (AP) e Silvany Mamlak (SE). Os suplentes são José Ortolan (SP), Walter José Lessa (MG) e Paulo Ricardo Salermo (RS).
Único prefeito goiano na chapa é Wilson Tavares (Gameleira de Goiás), no Conselho de Representantes Regionais (Centro-Oeste).