A cúpula nacional do PT prevê que tem maior chance de eleger seus candidatos a prefeito em Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Nas demais capitais brasileiras, como em Goiânia, avalia que as dificuldades para emplacar um petista na prefeitura serão maiores. A informação é do portal SBT News.
Motivo: a popularidade do presidente Lula (PT), essencial para alavancar as candidaturas petistas, não decola na maioria das capitais brasileiras. Inclusive, tem sofrido queda de aprovação deste o início deste terceiro governo do petista. E levantamento da cúpula nacional do partido identificou uma grande dependência das campanhas municiais à imagem do petista.
Entretanto, em Goiânia, a avaliação da cúpula petista é a de que deputada federal Adriana Accorsi possa ganhar força ao longo da campanha para a Prefeitura. O PT tem dificuldade de viabilizar nome favorito em Maceió, Vitória, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Natal, Porto Alegre, Florianópolis e Aracajú.
Nas demais capitais os petistas vão apoiar candidatos de outros partidos, como Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo e Marcus Alexandre (MDB) em Rio Branco.
No Recife e no Rio de Janeiro, a avaliação é que a popularidade dos atuais prefeitos, João Campos (PSB) e Eduardo Paes (PSD), é maior do que a de Lula.
Mobilização
Adriana Accorsi liderou no último sábado (11/5) uma reunião do PT para definir os comitês de apoio nos bairros e regiões de Goiânia. Cada comitê definido terá o papel de realizar ações para escutar e dialogar com as pessoas das regiões e alimentar a pré-campanha ao executivo municipal.