A Suprema Corte americana anunciou na sexta-feira que vai revisar a decisão da Justiça do Colorado de tornar o ex-presidente Donald Trump inelegível às primárias republicanas no estado devido a seus esforços para anular as eleições de 2020.
O caso, que poderá alterar o curso da disputa presidencial deste ano, será discutido em 8 de fevereiro. Provavelmente, a decisão será rápida já que, até lá, as primárias republicanas já terão começado. A decisão estadual está suspensa até que o Supremo se posicione.
O tribunal do Colorado desqualificou Trump devido às acusações de que ele incitou a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021. A Seção 3 da 14ª Emenda à Constituição, ratificada após a Guerra Civil, torna inelegível quem participa de insurreição ou rebelião contra o país.
Biden
Já o presidente Joe Biden fez o primeiro discurso de 2024 de sua campanha à reeleição na sexta-feira (5/1), véspera do terceiro aniversário da invasão do Capitólio por apoiadores do então mandatário Donald Trump.
Condenou o ex-presidente, seu provável adversário nas urnas, de forma contundente, afirmando que o republicano tem como objetivo desmantelar a democracia se retornar ao poder. “Devemos ser claros. A democracia está nas urnas. Sua liberdade está em votação”, afirmou.