Pouco mais de uma semana depois de dominar o caucus de Iowa, o ex-presidente Donald Trump venceu na noite desta terça-feira (23/1) as eleições primárias do Partido Republicano em New Hampshire, demonstrando mais uma vez seu controle sobre a legenda.
Com 89% das urnas computadas, ele tinha 54,6% dos votos, contra 43,2% de sua única concorrente, a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, que reconheceu a derrota, mas garantiu que não vai desistir.
Como isso, Trump se tornou o primeiro pré-candidato republicano em tempos modernos a conquistar as duas etapas iniciais da corrida presidencial sem estar ocupando a Casa Branca.
Em seu discurso de vitória, o ex-presidente voltou a mentir sobre o resultado das eleições de 2020, dizendo, por exemplo, ter vencido em New Hampshire, quando foi derrotado pelo presidente Joe Biden. Já Haley deposita suas esperanças nas primárias de seu estado, marcadas para daqui a um mês.
Pesquisa
Tão animador para Trump quanto o resultado foi uma pesquisa mostrando que 54% dos eleitores das primárias de ontem o consideram apto a ser presidente mesmo se condenado na Justiça e que 51% acreditavam que a vitória de Biden em 2020 foi ilegítima.
Pelo lado democrata, as primárias de New Hampshire aconteceram sem o aval da direção partidária, e Biden não fez campanha no estado nem constava da cédula de votação.
Mesmo assim, após uma campanha intensa de sua equipe, 67% dos eleitores escreveram o nome dele nas cédulas, confirmando sua condição de candidato natural à reeleição.
Saiba mais: Eleições nos EUA: Trump avança no Republicanos