O governo estadual tem intenção de transformar o Estádio Serra Dourada numa grande arena esportiva e de entretenimento, e não apenas para jogos de futebol. Para isso, uma possibilidade em estudo é a privatização do espaço, segundo apurou o ENTRELINHAS GOIÁS. O governo trabalha com duas possibilidades: uma parceria pública-privada (PPP) ou a concessão para a iniciativa privada por 20 ou mais anos. Para tomar a decisão, antes encomendará um estudo de viabilidade econômica e técnica.
Contudo, o governo goiano já tem estudado experiências em outros Estados, em que os estádios de futebol foram privatizados, principalmente após a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O vice-governador Daniel Vilela (MDB) esteve nesta quarta-feira (19/7) em São Paulo (SP), onde fez visita técnica ao Estádio do Pacaembu. A arena passa por ampla reforma e será transformada em um grande complexo multiuso, mas tendo o futebol como atração principal.
Daniel Vilela foi recebido pelos representantes do consórcio de empresas responsável pelas obras no Pacaembu. Iniciativas adotadas lá, afirma o vice-governador, podem ser replicadas no Serra Dourada. Ele lidera no governo estadual o grupo de trabalho que projeta mudanças no estádio goiano.
Tendência
“Esta é uma tendência que vem sendo seguida por vários estádios em diferentes partes do mundo. A de conciliar, em um único espaço, esporte, entretenimento e diversas outras ações que possam movimentar aquele local – e, claro, gerar renda – além dos dias de jogos”, disse.
“O Pacaembu é um ótimo exemplo desta nova roupagem que vem sendo dada aos ‘santuários’ do futebol. Nós queremos, o mais rápido possível, encontrar parceiros que possam estar ao lado do Governo de Goiás neste grande projeto que vislumbramos para o Serra Dourada”, acrescentou o vice-governador.
A concessão do Pacaembu foi arrematada em 2020 pela Allegra, que está investindo R$ 500 milhões em um novo complexo. O projeto do grupo privado é realizar pelo menos 80 shows por ano no local, que será a principal fonte de receita. Além disso, serão construídos um centro de eventos e convenções, um centro de reabilitação esportiva, novo estacionamento, hotel, bares e restaurantes.