O governo de Goiás aumentará em 101 o número de leitos na rede estadual para pacientes com Covid-19, sendo 66 UTIs e 35 enfermarias. Com estes, serão 176 leitos destinados ao tratamento exclusivo de pacientes com a doença. A ampliação é uma demanda causada pelo alto número de casos confirmados nas últimas semanas em Goiás.
Serão 20 novas vagas de UTI em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis. Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença terão acréscimo de 15 novas vagas em Nerópolis, 10 em Goiânia e 10 em Uruaçu.
Atualmente, a rede estadual de saúde possui 2.360 leitos de enfermaria e 885 leitos de UTI ativos, que somam 3.245 vagas para internação.
“Desde o início da pandemia, o governo de Goiás priorizou a instalação de leitos em hospitais de alvenaria, com estruturas fixas, que permanecem ativos e podem ter perfil modificado novamente para pacientes com Covid-19, caso se constate essa necessidade”, explica o secretário estadual Sandro Rodrigues (Saúde).
A Secretaria de Saúde do Estado reforça a orientação para a vacinação contra Covid-19. Os municípios já foram orientados sobre a aplicação da segunda dose de reforço em trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 50 anos. A pasta também mantém as recomendações para o uso de máscara de proteção em ambientes abertos e fechados em Goiás.