O governo de Goiás concluiu neste mês a aquisição da fazenda Pau Pombo, no interior do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter). A propriedade tem 177,8 hectares. O valor da negociação não foi informado.
A fazenda foi classificada como prioritária para aquisição devido à relevância que tem em termos de proteção do patrimônio arqueológico e espeleológico nacional. Abriga o sítio arqueológico Pau Pombo, conhecido por suas pinturas rupestres.
Além da, caverna com o mesmo nome, com 869 metros de extensão, um dos principais atrativos turísticos do parque.
“As negociações quanto ao valor de indenização foram concluídas de maneira bem-sucedida, permitindo que o pagamento fosse realizado após o trâmite do processo administrativo”, informou o governo.
Terra Ronca
Criado em 1989, o Parque Estadual de Terra Ronca tem uma área total de 57 mil hectares, dos quais mais de 63% já foram adquiridos (aproximadamente 36,5 mil hectares). Abriga um dos maiores complexos de cavernas da América Latina.
“A aquisição da fazenda Pau Pombo reforça o compromisso do Estado em concluir a incorporação de todas as propriedades particulares inseridas no parque”, afirma a secretária Andréa Vulcanis.