O estado vai investir R$ 500 milhões na primeira etapa do Goiás de Fibra, que prevê conectar com a rede de fibra óptica os 125 municípios das Regiões Norte e Nordeste Goiano, além da região metropolitana de Goiânia e Entorno do Distrito Federal.
Para isso, publicou nesta quarta-feira (22/1) o edital de licitação. A licitação deve acontecer 60 dias úteis após a publicação, na sede da bolsa se valores B3, em São Paulo (SP).
Depois da conclusão do projeto, o governo de Goiás será o detentor da rede de transmissão de dados, que vai melhorar a conectividade dos órgãos públicos estaduais. Com destaque para escolas, hospitais e unidades da Segurança Pública.
A expectativa é de que sejam instalados, nesta primeira etapa, pelo menos 2,3 mil pontos de conectividade em órgãos públicos do Estado.
Serviços
A empresa vencedora deverá ser responsável pelo fornecimento de rede de telecomunicações e prestação dos serviços de transporte de dados, voz e Wi-Fi 7. Por meio da construção, implantação, operação e manutenção de rede de alta capacidade e Wi-Fi 7, segurança, treinamentos e serviços de voz para o Estado.
Para chegar aos 246 municípios goianos, a rede de fibra ótica está sendo projetada em formato de grandes anéis ópticos, que irão percorrer os maiores conglomerados urbanos. A primeira etapa do projeto já vai atender a cerca de 50% dos municípios de Goiás.
“Teremos condições de implantar diversos benefícios em todo o Estado, como a telemedicina, ensino à distância com maior qualidade”, diz o secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima.