O governador Ronaldo Caiado (DEM) assinou dois decretos, já publicados na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado, que reestabelece os pontos facultativos nas repartições públicas estaduais de Goiás: em 11 de outubro (segunda-feira), que antecede o feriado de Nossa Senhora Aparecida; e no dia 1º de novembro, que antecede o Dia de Finados.
Assim, o trabalho no setor público só será retomado na quarta-feira seguinte aos dois feriados e o Estado (que é seguido por praticamente todas asa 246 prefeituras goianas) garantirá dois feriadões em um mês.
Convém lembrar que o governo estadual vinha evitando dar ponto facultativo em vésperas de feriado que caíram na terça-feira para reduzir a aglomeração de pessoas, especialmente em cidades turísticas. No feriado de 7 de Setembro, por exemplo que caiu numa terça, não houve ponto facultativo na segunda-feira anterior (dia 6).
Não se enquadram no decreto do governador os órgãos que desenvolvem atividades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, tornem indispensável a continuidade do serviço, como as unidades de saúde, policiamento civil e militar, bombeiro militar, arrecadação e fiscalização.