Um estudo da Fiocruz publicado no portal Scientific Reports sugere que o motivo de a dengue estar se espalhando pelas regiões Sul e Centro-Oeste são as ondas de calor causadas pelas mudanças climáticas.
As altas temperaturas estão associadas à urbanização incompleta, grande circulação de pessoas em certas áreas e degradação ambiental, principalmente no Cerrado.
Segundo Christovam Barcellos, autor da pesquisa, o aumento de temperaturas em alguns desses estados está se tornando quase permanente.
“Isso dispara o processo de transmissão de dengue, tanto por causa do mosquito quanto pela circulação de pessoas”, disse.
Altas temperaturas
A onda de calor que atinge cinco estados do país fez o Rio de Janeiro bater recorde de sensação térmica ontem, de acordo com o Sistema Alerta Rio.
O município registrou 62,3ºC de sensação térmica na estação de Guaratiba, a maior registrada desde 2014, quando o órgão começou a fazer as medições. O recorde anterior havia sido no sábado, com 60,1°C, no mesmo local.
Com 34,7°C, São Paulo teve no sábado o dia mais quente do ano e a maior temperatura para o mês de março em ao menos 81 anos. Com as altas temperaturas, o Brasil também registrou recorde histórico de demanda de energia elétrica.
A onda de calor deve se estender até quarta-feira (20/3), quando começa o outono.
Saiba mais: Dengue: Goiânia entra em situação de emergência