O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou uma força-tarefa para a realização de cirurgias eletivas de urologia. Começou na segunda-feira (13/5) até sábado (18/5), quando totalizou mais de 100 pacientes operados. Com essa ação, a fila de espera da unidade para esse tipo de procedimento foi reduzida em 60%.
“Os mutirões são uma marca registrada da minha gestão e na saúde não é diferente. Em uma semana de trabalho intensivo, o HMAP conseguiu realizar mais de 100 cirurgias eletivas de urologia, diminuindo ainda mais o tempo de espera do paciente e reforçando o compromisso da Prefeitura de Aparecida em oferecer um atendimento humanizado e eficaz”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano (UB).
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, explicou que a partir de agosto de 2022, com a melhoria do cenário pandêmico e a consequente redução das internações por covid-19, Aparecida acelerou a realização de procedimentos eletivos na cidade. Desde então, somente o HMAP já realizou mais de 11 mil cirurgias eletivas.
Mais rapidez e qualidade
O diretor do HMAP, Felipe Piza, detalhou como o hospital conseguiu realizar mais de 100 cirurgias urológicas em menos de uma semana. “Observamos essa demanda de cirurgias de urologia em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e nos preparamos para dar vazão à fila. Tudo com segurança, respeitando o fluxo e a capacidade do hospital”, disse.
“Temos uma equipe de médicos urologistas do HMAP e do Einstein Goiânia que trabalham em sinergia, enfermeiros, técnicos de enfermagem e anestesistas, altamente qualificados e experientes. Eles se mobilizaram para realizar o máximo de procedimentos em poucos dias, incluindo técnicas minimamente invasivas como a ureterorrenolitotripsia (URS) flexível e a Ressecção Transuretral da Próstata (RTU)”, afirmou.
Saiba mais: Aparecida: HMAP se torna referência nacional em UTI